No dia 08 de Outubro de 2019, foi realizado em Brasília/DF no Teatro do Royal Tulip a cerimônia de premiação do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2019, organizado pelo Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) com presença de representantes do cooperativismo das cinco regiões do país, além de autoridades e parlamentares.

O reconhecimento acontece a cada dois anos a nível nacional. São premiadas as cooperativas que se destacam na busca pela qualidade e competitividade em nosso modelo de negócio, por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de governança e gestão, alicerçada em quatro pilares: transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. Tudo isso com a essência do cooperativismo.

O Sicoob Copermec marcou presença no evento com a participação de seu presidente Adarlan Rodrigues Fonseca, o vice-presidente Adriano Calasense Rabelo, a assistente de controle interno e de risco Josiane Mercês de Melo e o analista de custos Veber Pereira de Oliveira, levando o troféu Ouro na categoria “Primeiros Passos''.

O presidente do Sicoob Copermec, Adarlan Rodrigues Fonseca, discursou sobre a premiação e destacou a importância deste reconhecimento para a credibilidade da instituição. “O aperfeiçoamento das práticas de governança gera confiança e permite maior presença no mercado que atuamos. Apenas décimos separaram a classificação entre Ouro, Prata e Bronze na categoria “Primeiros Passos'', o que evidencia o trabalho realizado pelo Sicoob Copermec em prol de seus cooperados.”

Uma grande conquista para toda a cooperativa e para o estado de Minas Gerais! Entre as 56 cooperativas brasileiras premiadas, Minas Gerais levou metade dos troféus. Foram 28 cooperativas do Sistema Ocemg reconhecidas, um aumento de 55,5% em relação à edição 2017, quando o Estado registrou 18 vencedoras no Prêmio, considerado o maior do setor em termos de gestão.

O Sicoob Copermec participa do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC, desenvolvido pelo Sistema Ocemg (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) desde sua 1ª edição. O Programa foi criado em 2013 e integra a Diretriz Nacional de Monitoramento. O objetivo é promover a excelência da gestão com foco nas boas práticas e governança nas cooperativas, contribuindo assim para reforçar a competitividade e o fortalecimento do movimento cooperativista.