O Dia C – Dia de Cooperar é uma iniciativa que começou em Minas Gerais há dez anos e é um exemplo de transformação local, que ultrapassou fronteiras, sendo celebrado em todo o país. O objetivo é promover e estimular ações voluntárias realizadas simultaneamente por todas as instituições ligadas à OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras - unindo cooperados, colaboradores e seus familiares num grande movimento de solidariedade cooperativista.

O Sicoob Copermec é parceiro da iniciativa desde sua primeira edição em 2009 e o realiza em todas as cidades onde atua. Na edição do ano de 2018, com o tema “Atitudes simples movem o mundo” foram beneficiadas as cidades de Cláudio/MG, Oliveira/MG, Lavras/MG, Pouso Alegre/MG e Ijaci/MG com diversas ações voluntárias e serviços relacionados à saúde, educação, esporte, meio ambiente, cultura, lazer, filantropia e entretenimento, oferecidas gratuitamente à instituições filantrópicas e a população.

 A cooperativa busca desenvolver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), agenda composta por 17 objetivos e 169 metas que devem ser atingidos até o ano de 2030 e o Dia de Cooperar é um dos projetos voltados para o êxito das ODS em Minas Gerais e no Brasil.

Sua realização comprova a força da cooperação e do voluntariado, sendo um marco da identidade cooperativista e sua responsabilidade com o entorno social.

Essa iniciativa atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU e aos `Princípios Cooperativistas: