A Certificação Digital permite transformar documentos em papel em arquivos digitais que transitam pela internet e podem ser armazenados em mídias eletrônicas. Tudo isso sem perder a validade jurídica.


Conheça as vantagens da certificação digital

Redução de Custos

A Certificação Digital permite transformar documentos em papel em arquivos digitais que transitam pela internet e podem ser armazenados em mídias eletrônicas. Tudo isso sem perder a validade jurídica. Essa transformação promove uma grande economia em termos de produção, transmissão e armazenamento de documentos — pois reduz drasticamente o custo com impressão, transporte e espaço físico — necessários para a gestão de documentos em papel.


Economia de Tempo

Os documentos eletrônicos podem ser assinados em lotes, permitindo que centenas deles possam ser assinados em poucos segundos. A transmissão de documentos eletrônicos também é mais eficiente: com o uso da internet, é possível enviar documentos assinados digitalmente para qualquer lugar do mundo de forma instantânea.


Respeito ao meio ambiente

Ao eliminar o uso de papel como principal suporte físico dos processos burocráticos, o Certificado Digital se torna um relevante aliado na luta pela preservação do meio ambiente. O uso de documentos eletrônicos também contribui para reduzir o impacto ambiental das atividades econômicas eliminando a emissão de gases poluentes provenientes do transporte de documentos e reduzindo sensivelmente a necessidade de construção de grandes áreas de armazenamento de papel.


Segurança

O mais importante benefício no uso do Certificado Digital é sem dúvida tornar os processos mais seguros. Além da segurança jurídica garantida pela legislação brasileira, a tecnologia empregada na certificação digital garante a autenticidade, privacidade e integridade de documentos de forma mais segura que no método tradicional em papel.



DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA


Antes de realizar o agendamento da validação presencial, é necessário verificar se toda documentação está correta. É válido lembrar que não precisamos de nenhuma cópia dos documentos, basta levar sempre e apenas os originais!


PARA CERTIFICADO DIGITAL DE PESSOA FÍSICA (e-CPF):

• CNH (preferencialmente) ou Cédula de Identidade e CPF

• Comprovante de Endereço recente, emitido há no máximo 60 dias

• Título de eleitor (Opcional)

• PIS/PASEP/NIT (Opcional) (Necessário para Conectividade Social)


Para a emissão de um e - CPF não é aceito nenhum tipo de procuração (pública ou privada) para representar o titular do Certificado Digital.


PARA CERTIFICADO DIGITAL DE PESSOA JURÍDICA (e-CNPJ):


Documentação da Empresa:

• Registro comercial, no caso de empresa individual;

• Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor em sociedades comerciais ou civis e no caso de 

sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

• Prova de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).


Documentos dos Representantes Legais e/ou Responsáveis:

• CNH (preferencialmente) ou Cédula de Identidade e CPF

• Comprovante de endereço, emitido há no máximo 60 dias


Caso no estatuto, contrato social ou documento equivalente de sua empresa, conste que o representante legal da empresa cadastrado na Receita Federal não possa assinar isoladamente, será necessário que as pessoas citadas neste documento como representantes legais compareçam para validação presencial de posse de seus documentos.

No caso de certificados e-CNPJ, o representante legal da empresa perante a receita não poderá ser representado por procuração.